Verbalizar

"Expressando uma vida digna"

Textos


Aspirantes Haijins

 

 

       Algo verificado aos aspirantes do "haicai clássico" que pesa muito e reflete no seu trabalho são a técnicas aplicadas como as (17) dezessete sílabas poéticas, divididas em (3) três linhas: 5 / 7 / 5 isto é um fato, mas que não requer exatidão, ( - é + ) "menos é mais" uma vez absorvido este conceito os haicais colhidos ao curso do dia, alcançarão o propósito proposto, mas como falar de propósitos se alguns ainda nem se perguntaram o porquê fazem haicais?

       Somos diferentes indivíduos e "cada qual tem o seu tempo certo para amadurecer", não é diferente no caso das composições de haicais.

       O que o aspirante deve se perguntar é o seguinte: "Eu consigo estar debaixo de regras"... "Consigo ser disciplinado"... "Sou humilde o bastante para aceitar correções ou críticas"?...

       Se você "aspirante" ainda acredita que a sua aptidão continua, refaça a primeira pergunta deste texto a você mesmo: Qual é o meu propósito com o haicai?...

       Seguir a "modinha", "achar bonitinho", deseja "dominar" todas as abas da sua escrivaninha, "ser reconhecido (a)?" talvez seja por isso que os seus haicais demorem a decolar.

       Descobri o propósito de se fazer haicais, e isto não tem nada a ver com meus gostos pessoais a não ser somente o de "servir o meu leitor" o de fazê-lo satisfeito com a "concisa" arte milenar.

       "Se mate! Você tem que morrer para si próprio"...Talvez ressuscite com um novo ponto de vista.

       Voltando ao assunto não esquecido de que ( - é + ) se o haicai é uma poesia concisa vejamos o significado da palavra.

Conciso: adjetivo

1. reduzido ao essencial; em poucas palavras (diz-se de escritos, ideias, discurso etc.); preciso, sucinto, resumido, lacônico, sintético. (fonte: Google)

       Se é conciso e não exige exatidão absoluta quanto as sílabas poéticas, mas aproximada, pode-se perfeitamente fechar-se na casa dos 14, 15, 16... sílabas (ultrapassar jamais).

O que acontece?...

       É que alguns aprendizes "presos a regras das sílabas" fazem haicais lindíssimos e quando não alcançam a métrica absoluta ficam desconstruindo o seu haicai até ficarem "certinhos" na regra silábica, e com 0% de encanto, tornando-se apenas mais (1) entre tantos, pela opção de usar algumas ferramentas que não dominam e talvez não necessitem que são alguns elos de ligações: "e" - "as" - "o" - "aos" - "para" - etc. (estas ligações envolvem ações, assim como os verbos, não existe muita ação em haicais compactos de três linhas). 'menos é mais'

       Descaracterizam o que antes era belo e bonito provindo de uma inspiração momentânea que é a verdadeira essência do haicai, em algo "reformado e artificial" sabendo-se que os defeitos podem ser vistos e avaliados.

       Ora! "menos é mais" absorva este conceito, quanto as sílabas poéticas é como trocar de marchas num veículo "fica no automático" esta percepção é desenvolvida quando o aspirante se livrar do medo de dirigir os seus haicais.

       Nada é por acaso e tudo tem uma finalidade de "ser e estar" tudo dentro do seu tempo que é também o meu por estarmos presentes neste mundo ou no mundo dos haicais.




Haicai ame-o ou deixe-o...❤ 

Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 09/01/2024
Alterado em 09/01/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras